Catequese

catequese.png

A catequese é um serviço fundamental que a comunidade cristã oferece aos pais na educação na fé dos seus filhos. Como tal, padres e catequistas, consideramo-nos "colaboradores" nesta missão da evangelização, que faz parte da missão da Igreja.

A catequese tem um lugar principal na missão da paróquia. O catequista é um enviado da comunidade, que sente a vocação de colaborar com esta e com os sacerdotes que a presidem, no ensino da fé. É este um proceso vivencial, pois frequentar a catequese não consiste apenas na adquisição de uma série de conhecimentos, mas no aprofundamento na vivência da fé. Por tanto, a catequese e uma caminhada, de vários anos, com etapas claramente estabelecidas e que culmina no momento em que a pessoa (criança, jovem, ou adulto) se torna adulta na fé.

1. A catequese na paróquia de S. Domingos de Rana e nas suas comunidades.

As três comunidades da paróquia oferecem o serviço da catequese. Colaboram na paróquia quase 60 catequistas. A catequese está coordenada directamente pelos padres, que deste modo querem mostrar a prioridade que na paróquia é concedida a missão evangelizadora. A ela são dedicados os nossos maiores esforços, pois dela, com a ajuda do Espírito Santo, depende o futuro da Igreja.

Ao todo frequentam a catequese por volta das 800 crianças, adolescentes e jovens. Desde o 1º até ao 11º ano (este último é um ano de especial preparação para receber o sacramento da Confirmação).

2. Horários da catequese

Na igreja de S. Domingos de Rana a catequese é aos sábados a tarde, às 15h00.

Na igreja de S. José a catequese é aos domingos de manhã, às 10h00.

Na igreja da Madorna é aos sábados de manhã às 10h00.

As inscrições da catequese só estão abertas até ao natal.

3. Catequese de Adultos

A Iniciação Cristã de adultos decorre como mínimo durante um ano, para os adultos que querem receber algum dos sacramentos de iniciação (batismo, crisma, eucaristia). Também podem frequentar esta acção de formação os adultos que, tendo recebido já estes sacramentos, queiram continuar a aprofundar a sua fé.

A Catequese de adultos decorre em S. Domingos de Rana, àos sábados às 15h00.

Não existem artigos nesta categoria mas podem existir artigos em subcategorias, caso estejam listadas.