Centro Social e Paroquial de S. Domingos de Rana é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos (IPSS), criada a 4 de Agosto de 1961 pelo Padre José Joaquim Correia. No início o seu principal objectivo era apenas acolher crianças mais necessitadas, tendo como colaboradoras unicamente duas senhoras convidadas para trabalhar no centro. Estas colaboradoras não tinham qualquer tipo de formação ao nível pedagógico, sendo a sua função proporcionar às crianças segurança e bem-estar.

Em 1973 o Centro demonstrou uma grande ascensão no seio da comunidade, e foram construídas instalações mais adequadas a uma instituição para a Infância. Concomitantemente surgiram as primeiras educadoras no Centro. Desta forma o seu objectivo principal passou a ser não só dar resposta às necessidades das crianças com carências sociais, mas também passou a ter uma valência educativa, tendo em conta a vertente pedagógica que agora se começava a desenvolver.

Por decreto de 10 de Novembro de 1984, emitido pela Chancelaria Patriarcal de Lisboa, o Centro Social e Paroquial de S. Domingos de Rana foi então constituído como pessoa jurídica e foram aprovados os seus novos Estatutos, actualmente em vigor.

Cerca de seis anos e meio depois, no dia 22 de Junho de 1991, foram inauguradas as novas e actuais instalações do Centro por Sua Eminência o Sr. Cardeal Patriarca D. António Ribeiro. As novas instalações situam-se junto à Igreja de S. Domingos de Rana.

Mais tarde, em 2004 foi inaugurado um novo edifício. Aí é possível encontrar na actualidade os serviços de gestão e direcção, serviços administrativos, serviço de psicologia e Serviço Social.

O Centro Social de S. Domingos de Rana possui cinco salas de creche, seis salas de pré-escolar, um espaço de CAF (componente de apoio á família para crianças dos 6 aos 10 anos), Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário (respostas sociais destinadas á população sénior). Dispõe ainda de cozinha e refeitórios próprios, onde são confeccionadas as refeições distribuídas posteriormente para outras das valências do Centro. Disposto numa vasta zona ampla e com muito espaço ao ar livre, este Centro presta apoio a cerca de 350 crianças (entre creche, pré-escolar e CAF) e cerca de 70 idosos, acompanhados por 56 colaboradores.

O Centro dispõe ainda de uma creche no bairro do Zambujal.

O Centro possui ainda uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, e está a fazer a Gestão Pedagógica do Enriquecimento curricular para as escolas EB1 de S. Domingos de Rana (para 100 crianças e 5 monitores) e Escola Padre Agostinho da Silva (para 20 crianças e 2 monitores) estando sob a coordenação de uma Educadora de Infância.

Além das actividades curriculares da sala de aula o centro disponibiliza ainda às suas crianças de Jardim-de-infância outro tipo de actividades como aulas de educação física e aulas de inglês.

Recorrendo a parcerias, dispõe ainda de outros serviços para casos específicos, tais como terapia da fala (com subsídios da segurança social), ensino especial da Equipa de Intervenção Precoce de Cascais.

Recebe frequentemente estagiários auxiliares de acção educativa de escolas superiores de Educação, de currículos alternativos (de auxiliar de educação, animadores sociais e animadores culturais), escolas superiores de Serviço Social, bem como de escolas superiores de enfermagem. Para além dos estágios recebe ainda visitas de alunos universitários da Faculdade de Medicina de Lisboa, da ESEI-Maria Ulrich, da Escola Superior de Alcoitão, entre outras.

1. Entidade: Centro Social e Paroquial de São Domingos de Rana

2. Morada Rua Castelo Guimarães 1, C; São Domingos de Rana; 2785-290 SÃO DOMINGOS DE RANA

3. Telefone 21 454 90 40

4. Fax 21 454 90 41

5. Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

6. Website: www.cspsdr.pt