JAP - Juventude Agostiniana Portuguesa

QUEM SOMOS

A J.A.P. (Juventude Agostiniana Portuguesa) e uma associação juvenil sem fins lucrativos, com reconhecimento civil concedido pela Câmara de Arruda dos Vinhos desde 1990. Embora a associação existisse de facto antes do seu reconhecimento civil.

A nossa associação está formada por jovens ligados à Ordem de Santo Agostinho, e portanto, às comunidades dos Padres Agostinhos presentes em Portugal. Para tal fim, a associação tem uma especial relação com as paroquiais agostinianas de Santa Iria de Azóia e São Domingos de Rana, com as quais colaboram habitualmente nos mais variados serviços.

A J.A.P. e uma associação de carácter religioso. A sua finalidade é a vivência e anúncio da fé cristã segundo o carisma da Ordem de Sto. Agostinho. Ser membro da Juventude Agostiniana Portuguesa é ser cristão, membro da Igreja Católica e ser instrumento onde se realizam e se estruturam os objectivos da Ordem Agostiniana:

- Busca de Deus em grupo: “Ter uma só alma e um só coração em marcha para Deus”.

- Relações fraternas, de irmão para irmão, entre os seus membros e com todos os outros.

- Vida humilde, em espírito de pobreza e comunicação de bens espirituais e materiais.

- Atitude profética frente ao secularismo, materialismo e injustiça.

- Compromisso apostólico, que se estende a toda a comunidade em prol da propagação da verdade, da promoção da unidade e do serviço ao próximo necessitado.

Temos Santo Agostinho como guia e modelo para, através do exemplo da sua vida e dos ensinamentos dos seus escritos, seguir a Cristo e orientarmos Nele toda a nossa vida e acção. A nossa vida Agostiniana exige-nos um cultivo cuidadoso dos valores da Amizade; Interioridade e Oração; Formação e Compromisso.

A AMIZADE nutre e cresce da fidelidade, da confiança, da sinceridade e da mútua compreensão. É ela que nos une a Deus em Cristo. É deste modo, nesta unidade de Amor, que partimos a comunicar aos que nos rodeiam o que temos e vivemos.

A INTERIORIDADE, através da oração e da reflexão, permite-nos conhecer-nos a nós mesmos e conhecer cada vez mais Àquele que “mais interior do que nós mesmos” dá sentido à nossa vida e nos faz felizes.

A FORMAÇÃO permite-nos aprofundar a fé cristã e ser testemunhas do Deus Vivo no mundo.

O COMPROMISSO impede-nos de viver virados apenas para nós mesmos e leva-nos a seguir o Espírito Santo que nos impele a anunciar com a palavra mas sobretudo com o próprio testemunho.

Estes valores determinam a vida da Juventude Agostiniana Portuguesa. Todos os seus membros, salvo excepções, pertencem a um dos grupos de jovens que formam a associação: grupos Cassiciaco, Inquietudes ou Comunidades juvenis. É nestes grupos, através de reuniões periódicas, que estes valores são vividos e aprofundados. De facto, toda reunião de qualquer grupo agostiniano tem estes elementos: oração, formação, convívio e acção.

Outras actividades anuais como os Retiros de grupo, o Retiro de Colares, os Exercícios Espirituais, a Páscoa Juvenil Agostiniana, as Actividades de Verão, os Acampamentos Tagaste, etc., virão ajudar na vivência destes valores.

ONDE ESTAMOS E CONTACTOS

A J.A.P. (Juventude Agostiniana Portuguesa) tem a sua sede no Centro Agostiniano de Pastoral. É o lugar onde se desenvolvem habitualmente as actividades dos grupos de jovens que pertencem a J.A.P. Encontra-se dentro do território da paróquia de Santa Iria de Azóia, ao norte de Lisboa, presidida pelos Padres da Ordem de Santo Agostinho, e à qual pertencem a maioria dos membros da associação e com a qual trabalham habitualmente em conjunto.

Desde 2004 também há uma forte presença da J.A.P. na Paróquia de São Domingos de Rana, ao oeste de Lisboa, paróquia que também presidem os Padres da Ordem de Santo Agostinho. Nesta paróquia existem vários grupos de jovens da J.A.P.

Centro Agostiniano de Pastoral

Avenida Serpa Pinto, Lote 37