A Legião de Maria é um movimento católico internacional de leigos que pretende colaborar na missão evangelizadora da Igreja.

A Legião de Maria, fundada a 7 de Setembro de 1921 em Dublin, está presente nos cinco continentes e dinamiza cerca de duas mil dioceses. Tem mais de um milhão de membros activos e cerca de dez milhões de membros auxiliares.

Os membros deste movimento praticam o apostolado directo através do contacto pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja e dos doentes. Eis algumas das suas acções:

• visitas ao domicílio: doentes, pessoas solitárias, idosos, não-católicos; a famílias por ocasião de um baptismo, casamento ou falecimento;
• catequese nas paróquias ou ao domicílio;
• visitas a pessoas hospitalizadas ou em casas de recolhimento;
• acções junto de emigrantes: alfabetização;
• visitas a presos e suas famílias;
• acções em ambientes de droga e prostituição;
• reuniões de oração;

Qualquer católico praticante pode tornar-se membro activo da Legião desde que se encontre animado do seu espírito. As crianças ou os jovens com menos de 18 anos só podem ser admitidos nos "praesidia juvenis" que é grupo da Legião de Maria destinado aos mais novos.

Na nossa comunidade existem 4 grupos activos:

- na Igreja da Sagrada Familia da Madorna.

- na Igreja Matriz de S. Domingos de Rana.

- na Igreja de S. José de Arneiro existem dois grupos.

Entre os quatro grupos somam mais de 100 auxiliares, cuja missão é fundamentalmente a oração.