GRUPO DE LEITORES

palavra1

Ser Leitor na Igreja é um serviço, serviço à Palavra e serviço à Comunidade Eclesial.

A Palavra de Deus faz parte essencial da vida da Igreja. Pela sua proclamação Cristo torna-se presente. A Palavra de Deus desperta para a fé e alimenta a fé. Por ela, Deus faz-se ouvir aos homens em ordem à salvação. Mas, normalmente, Deus serve-se da proclamação para a fazer ouvir. E quem proclama é o Leitor. O Leitor serve a Palavra. Para isso, terá de alimentar-se da Palavra.

Mas o Leitor serve também a Comunidade, da qual faz parte, na qual se integra e à qual proclama a Palavra. Pela Palavra é que a Comunidade se reúne em assembleia. O Leitor faz a mediação entre a Palavra e a Assembleia. Ao proclamar a Palavra, o Leitor torna-a viva, comunicativa e interpelante.

O Leitor não é tudo na Igreja, mas é um servidor seu. E é no seu interior que ele exerce o seu próprio Ministério, conferido de forma simples ou solene.

O Leitor faz parte dos ministérios laicais da Igreja Católica, assim como os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão.

Atualmente, na Paróquia de S. Domingos de Rana existem perto de 60 leitores, divididos em diferentes grupos, ao serviço das suas comunidades: S. José, Madorna, e S. Domingos para cada uma das eucaristias domincais.