GRUPO "MÃES MÓNICAS" SDR

santamonica.jpg

A comunidade “Mães Mónicas” é uma comunidade de oração que reza diariamente pelos filhos e pelos jovens da nossa paróquia. É formada por mulheres que, sendo ou não casadas e mães, dedicam um momento do seu dia-a-dia para pedir a Deus pelos jovens.

Esta comunidade de oração é inspirada na figura de Sta. Mónica, mãe de Sto. Agostinho. Com as suas lágrimas e orações contribuiu no caminho de conversão do seu filho. Agostinho conhecera o cristianismo quando era pequeno mas na adolescência, sem ser baptizado ainda, desviou-se da fé que a sua Mãe Mónica lhe ensinara. O mesmo acontece nos nossos dias com muitas mães preocupadas pelos desvios de muitos filhos. “Continua a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”, respondeu Sto. Ambrósio (bispo de Milão e muito admirado por Agostinho), quando Sta. Mónica lhe foi pedir conselho acerca da rebeldia do seu filho.

A comunidade das Mães Mónicas está formada por grupos de 7 elementos; cada membro assume assim a responsabilidade de rezar diariamente pelo seu filho, pelos filhos das outras “mães” e por todos os jovens da nossa comunidade paroquial e do mundo. Todas as semana, cada um dos grupos encontra-se um momento de oração e partilha em comum. Todos os meses todas as “Mães Mónicas" da paróquia reunem-se para, junto com um dos padres, ter uma tarde de oração e formação abordando temas diversos de espiritualidade agostiniana e outros.

Neste momento existem na paróquia vários grupos de “Mães Mónicas” (nas três comunidades da paróquia) que diariamente têm os seus filhos, e os jovens, presentes nas suas orações.

Na comunidade das “Mães Mónicas" acreditamos firmemente que tudo pode ser mudado pela força da oração.

Mães Mónicas