A Paróquia

A Paróquia de S. Domingos de Rana (Vigararia de Cascais-Oeiras) é uma mãe fecunda que deu à luz várias filhas que têm o nome de Parede, Carcavelos, Tires e Abóboda. Tem, portanto, uma tradição secular, tendo sido a sua Igreja Matriz, do século XVIII, farol para os navegantes e para os cristãos destas terras.

Está formada pelas comunidades de S. Domingos (Igreja Matriz), de S. José (Igreja de S. José de Sassoeiros/Arneiro - sagrada em 2008) e da Madorna (Igreja da Sagrada Família da Madorna-Rana). Além destas três comunidades, vivem também no espaço da paróquia três Comunidades Religiosas: Os Padres Agostinhos (que atendem a paróquia), os Irmãos Maristas (Colégio Marista de Carcavelos) e as Irmãs Beneditinas Missionárias (Mosteiro de Sta. Maria do Mar em Sassoeiros).

A paróquia abrange um território pertencente a parte de três freguesias: S. Domingos de Rana, Carcavelos e Parede. Nesta vasto espaço vivem mais de 35.000 pessoas, muitas delas vindas das mais variadas regiões do país.

É de salientar o dinamismo e empenho na catequese-evangelização, no campo pedagógico-educativo e familiar, no serviço à caridade e nas celebrações litúrgicas, adaptadas às diferentes idades e lugares. O especial dinamismo da catequese (de crianças, jovens e adultos), da pastoral juvenil (J.A.P.- Juventude Agostiniana Portuguesa, Jovens Shalom, e Escuteiros), e da acção socio-caritativa, principalmente através dos Vicentinos e da Legião de Maria, constituem o eixo da sua caminhada cristã.

As estruturas paroquiais, a saber: CPB (Curso de preparação para o batismo), CPM (Curso de preparação para o matrimonio), grupo de liturgia, Ministros Extraordinários da Comunhão, Acólitos, Leitores, Coros, Comissão de Festas, Ornamentação da Igreja, etc., garantem-lhe estabilidade e crescimento harmonioso, dado o compromisso sério e a especial entrega e dedicação dos cristãos que as integram.

Muitos dos paroquianos estão inseridos em Grupos e Movimentos, o que confere uma muito valiosa riqueza espiritual, ampla visão da Igreja e sério compromisso apostólico. Alguns Movimentos eclesiais têm um longo enraizamento na paróquia, todavia, nestes últimos anos, desde a vinda dos Padres Agostinhos a esta paróquia em 2004, começaram a surgir grupos de jovens e de adultos com inspiração agostiniana.

A paróquia possui um Centro Social Paroquial, com mais de 500 utentes entre Creche, Jardim de Infância, Apoio extra-curricular, Centro de dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliar aos doentes e acamados. À frente do centro está uma direcção composta por sete elementos, todos voluntários, e perto de 60 colaboradores.

À frente da paróquia estão os Padres Agostinhos, Ordem muito enraizada em Portugal até a expulsão das ordens religiosas em 1834. Para além do serviço pastoral têm a missão, dada pelo superior geral, de restaurar a Ordem de Sto. Agostinho em terras lusas.

Porque o mais importante da paróquia são as pessoas, queremos pôr em destaque a multidão de cristãos "anónimos" que com a sua fé, o seu sentido de pertença, a sua oração, o seu contributo material e a sua dedicação, às vezes pontual, às vezes diária..., dão o seu melhor na construção da Igreja, na caminhada do Povo de Deus, nesta porção da Igreja de Lisboa que é a nossa paróquia.

Muito obrigado a todos e que Deus, o amor e o perdão nos acompanhem sempre.