A palavra "acólito" vem do verbo "acolitar", que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Quem é que o acólito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da eucaristia, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.
Podemos então dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim das celebrações litúrgicas acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não o vê com os seus olhos; mas a fé ensina-o.
O grupo de Acólitos da Paróquia de S. Domingos de Rana, é constituido por 5 elementos adultos, (dos quais 2 possuem o curso de responsavel pelo secretariado diocesano de acólitos); na comunidade de São Domingos há 18 acólitos infantis e juvenis; na comunidade de São José 13 acólitos infantis e juvenis; e 4 acólitos infantís e juvenis na comunidade da Sagrada Familia; perfazendo desta foma 40 elementos activos.
Oração do Acólito
Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente connosco,
tornai-me digno de Vos servir no altar
da Eucaristia, onde se renova o
sacrifício da cruz e vos ofereceis
por todos os homens.
Vós, que quereis ser para cada um o
amigo e o sustentáculo no caminho da
vida, concedei-me uma fé humilde e
forte, alegre e generosa, pronta para
vos testemunhar e servir.
E porque me chamastes ao Vosso serviço,
permiti que Vos procure e Vos encontre,
e, pelo sacramento do Vosso Corpo e
Sangue, permaneça unido a Vós para
sempre.
Ámen.